Na última quinta-feira (13) a Assembleia Legislativa de Mato Grosso prestou homenagens ao Mixto. Coube ao deputado estadual Carlos Avallone abrir a sessão solene.
O discurso do deputado exaltou a criação do Mixto Esporte Clube e a conquista do título da Série A3 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Avallone destacpu o papel de Zulmira Canavarros, fundadora do clube, e das atletas do time feminino, que escreveram uma “bela página de luta” pelo futebol feminino.
O discurso também relembrou a história do futebol feminino no Brasil, que foi marcado por preconceitos e dificuldades. Relembrou que as mulheres foram proibidas de jogar futebol por lei até 1979. No entanto, as mulheres nunca desistiram e hoje o futebol feminino cresce em Mato Grosso, no Brasil e no mundo e no Mixto o protagonismo.
O deputado finalizou o discurso parabenizando as atletas do time feminino do Mixto Esporte Clube pela conquista do título da Série A3 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. E disse que a conquista das atletas “enche Mato Grosso de orgulho” e mostra o mérito das Tigresas, da comissão técnica e da direção-geral do Alvinegro Cuiabano.
Assista o discurso na íntegra
De Zulmira às Tigresas
Zulmira Canavarros foi uma mulher pioneira na luta pelo lugar da mulher no esporte em Mato Grosso. Ela fundou o Mixto Esporte Clube em 1934, e hoje o clube se torna um dos principais clubes de futebol feminino do Brasil.
O time feminino do Mixto Esporte Clube é o primeiro time de Mato Grosso a conquistar um título brasileiro de futebol. Nem no masculino a faça havia sido alcançada. As Tigresas mantêm a tradição iniciada por Zulmira.
Fonte: MixtoNet