Sérgio Santos e Fábio Ramirez/MixtoNet
Embora Mixto e Dom Bosco seja o duelo mais antigo e que mais se repetiu nos gramados mato-grossenses, foram 274 jogos desde o primeiro confronto em 1936, ambos decidiram apenas quatro títulos.
A primeira decisão entre o Alvinegro e o Azulão ocorreu em 1966, quando se enfrentaram pela última rodada do mato-grossense e o Dom Bosco venceu por 2 x 1 sagrando-se campeão Estadual daquele ano.
Os rivais voltaram a se encontrar em uma decisão em 1969, em uma finalíssima com melhor de três jogos (14/09 Mixto 2 x 2 Dom Bosco; 21/09 Mixto 3 x 1 Dom Bosco; 25/09 Mixto 1 x 1 Dom Bosco), com o Mixto levando a melhor e conquistando o folclórico título de Campeão dos 250 Anos de Cuiabá - uma das conquistas mais significantes da história do Tigre, com enorme envolvimento popular.
As equipes cuiabanas voltaram a se enfrentar em uma decisão somente no dia 18 de agosto de 1989, quando o Mixto derrotou o Dom Bosco pelo placar de 1 a 0, gol de Silvinho, garantindo o título de campeão mato-grossense.
Recentemente, as equipes cuiabanas se enfrentar em outra decisão. Foi na final da Copa FMF de 2018, com dois jogos: primeira partida ficou 2 a 1 para o Mixto e no jogo de volta o Dom Bosco venceu por 1 a 0. Com a igualdade na soma dos placares, o título foi decidido nos pênaltis. Com 3 cobranças certas para o Mixto contra 2 do Dom Bosco, o Alvinegro conquistou o troféu de campeão e a vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte.
No total, o Tigre levantou três troféus em cima do rival Leão, e perdeu um.
- Início
- História do Mixto
- _A história do Mixto
- _Títulos e conquistas
- _Hinos do Mixto
- _Craques e ídolos
- _Times históricos
- _Documentos alvinegros
- O Maior de MT
- _Retrospecto com rivais
- _Imagens marcantes
- _Fatos históricos
- _Musa do Mixto
- _Mixtão na mídia
- _Especial Nhá Barbina
- O MixtoNet
- _Quem somos
- _Fale conosco