Kal, o zagueiro-artilheiro do Mixto. Foto: Gilmar Ramos |
A carência de um goleador no Mixto é tão evidente que o principal artilheiro do time até agora no Campeonato Mato-grossense, acredita-se, é um zagueiro. Considerado prata da casa, o volante Kal vem se destacando como o artilheiro do Alvinegro da Vargas, apesar de jogar no setor defensivo. Dono de potente chute, ele já marcou dois gols no Estadual, superando os seus companheiros de ataque como Furlan, Juninho e o próprio Ernandes, que estreou no empate de 1 a 1 com o Cuiabá.
Para o clássico deste sábado, às 15h20, no estádio Dutrinha, Kal, que agora desempenha a função de zagueiro ao lado de Ataliba, é uma das armas do técnico Arildo Berdum para superar o rival Operário, que já foi vítima do jogador na derrota de 3 a 0 há 15 dias. O defensor foi autor de um dos três gols em cobrança de falta. A bola saiu forte e rasteira que o jovem goleiro Denner não conseguiu defender.
Kal também foi decisivo no empate de 1 a 1 com o Cuiabá na última rodada. Ele salvou o time da derrota ao marcar gol de cabeça como um verdadeiro atacante, atropelando o zagueiro adversário.
Demitido do cargo há 15 dias, o técnico Luís Casão já havia testado a qualidade de atacante que o zagueiro/volante tem no seu futebol. Sem um "matador", Casão chegou a escalar o zagueiro/artilheiro como atacante no amistoso disputado na pré-temporada contra a seleção de Poconé e não se decepcionou. Na goleada de 5 a 0 sobre o time pantaneiro, o jogador balançou a rede duas vezes.
Mas com a chegada de Arildo Berdum, Kal foi recuado à defesa por ter um bom senso de cobertura. Foi justamente jogando como zagueiro que o jogador marcou seus dois primeiros gols no Estadual.
Mas para o clássico diante do Operário, Arildo Berdum espera que a nova dupla de atacantes formada por Furlan e Ernandes desencante. É a segunda vez consecutiva que os dois jogadores vão atuar juntos - a primeira foi no empate de 1 a 1 com o Cuiabá, mas passaram em branco.
Sem poder contar com o volante Felipe e o meia Adriano, ambos vetados pelo departamento médico, Berdum deve optar pelo zagueiro Montanari na cabeça-de-área e Juninho no meio.
Na terceira posição da Chave A com oito pontos ganhos, o Mixto precisa da vitória para encostar no líder Luverdense, que hoje já soma 12 pontos ganhos e está bem próximo de assegurar uma das quatro vagas do grupo à próxima fase do campeonato.
Fonte: Luiz Esmael/A Gazeta
04/03/2011