Por Humberto Frederico*
O ilustre secretário de Fazenda do Estado de Mato Grosso, Eder Moraes, é um dos homens mais poderosos do Governo Maggi. Com um estilo popular, Eder adora conversar com a mídia e age como um político populista, sempre enaltecendo suas ações e reforçando o discurso do presidente Lula: "Nunca na história deste Estado..."
Pela sua habilidade com as finanças e facilidade de atrair investidores do setor empresarial, Eder foi nomeado pelos diretores da Associação dos Amantes do Futebol e Amigos do Mixto (Afam) o presidente da entidade que deveria ser a solução de todos os problemas do clube mais popular do Estado e, conseqüentemente, solução para os problemas do futebol mato-grossense.
Em 2008, contratou estrelas como Finazzi e Alex Dias, que, há muito tempo, não jogavam bem, e deixou de lado jogadores do Estado que faziam boas partidas regularmente há mais de um ano, como Buiú. Resultado: último colocado em seu grupo na Série C, rebaixamento para a 4ª divisão do Campeonato Brasileiro e a ira dos torcedores do Mixto.
Mas, parece que Eder não aprende com os próprios erros, ele gosta mesmo é de "confete". Ele sabe que contratar jogadores que já tiveram relativo sucesso no certame nacional irá colocá-lo ainda mais na mídia, e perto do povo, onde ele pretende chegar (Eder nega, mas já estaria de olho na Prefeitura de Cuiabá, segundo uma fonte próxima a ele).
Este ano, contratou Perdigão e Adriano Gabiru. Na apresentação dos dois jogadores, Eder parecia bem à vontade: cumprimentava integrantes da Boca Suja, torcida organizada do Mixto, e era aplaudido como o "salvador da pátria" pelos mesmos. Sabia que tinha feito a escolha certa ao aceitar comandar o alvinegro.
Mas, Perdigão chegou com a barriga maior do que a do Ronaldo Fenômeno. Gabiru, há pelo menos quatro anos, vem de seguidas lesões e não consegue se firmar em nenhum clube. Resultado: quatro jogos, dois empates e duas derrotas por goleada no "disputadíssimo" Campeonato Mato-grossense.
Daqui a pouco, torcedores começarão a perder a cabeça e Eder não poderá mais dar desculpa. Nunca um clube teve tanto dinheiro para gastar no futebol quanto o Mixto tem este ano.
Senhor secretário (ou presidente da Afam, nem sei mais como me dirigir a ele), deixe as contratações para quem entende de futebol. Traga ao Mixto um dirigente de futebol digno, e não estes cariocas campeões mundiais que vêm aqui apenas para tirar foto ao seu lado, não é, Ricardo Rocha?
Ou, daqui a pouco, o senhor passará a ser comparado com Mustafá Contursi, Alberto Dualib, Eurico Miranda, Carlos Orione...
* Humberto Frederico é jornalista e repórter do MidiaNews
fonte: Midia News
Esse jovem no qual nem sei quem é, realmente não sabe o que está falando. Eder Moraes vem vestindo a camisa do Mixto como ninguém nunca fez, a intenção dele é a melhor possível. Mas é claro, nosso estado está adquirindo Know How no futebol e é perfeitamente cabível alguns erros. No Brasil temos 20 clubes na primeira divisão e apenas 1 (um) é campeão. Pergunto? E os os demais 19 acertaram? Veja o caso do Goiás que contratou o Fernadão e só amargou derrotas. Quanto tem o Goiás está na série A, e erra... Veja o caso do Leandro Amaral, o Flu contratou a dois anos e o cara vive no centro médico. Quanto ao Gabirú vejo que você está mau informado, ele foi peça fundamental na volta do Guarani para a Série B. Mas acredito que você nem sabia disso. Vou te dar um conselho, você tem mais cara pra comentarista de Site de Moda. Vai procurar outra coisa pra fazer. Não entre nessa de ficar criticando quem está fazendo algo pelo nosso futebol. Faço um convite a você, domingo estaremos em Rondonópolis jogando contra o REC. (Você sabia disso?) apareça lá prestigie um pouco e adquira conhecimento e bagagem para que possa falar com conecimento de causa. Não banque o Urubú que vive torcendo para um vivente morrer, para que ele possa se alimentar da carniça. Cordial Abraço
ResponderExcluirConcordo com o Armando. Cala boca Humberto Frederico, você não sabe o que está falando...
ResponderExcluirESSE TAL DE HUMBERTO QUER APARECER, ISSO SIM. É UM NADA NA VIDA E VIU A OPORTUNIDADE DE SE APARECER CRITICANDO OS OUTROS. VAI PARA PQP SEU FDP
ResponderExcluirRicardo Rocha é pernambucano e não carioca.
ResponderExcluirQuem é esse tal de Frederico. è nome mais de carregador de bagagens que de analista de futebol. Será que esse repórter foi alguma vez a algum estádio?
ResponderExcluirOra, é o MidiaNews? Que contribuição para o futebol tem esse site, que não cobre nada do futebol local? Fica chupando reportagens dos sites de São Paulo e Rio, enaltecendo jogadores que moram lá na caixa prego.
Como se diz na linguagem popular "criticar o que os outros fazem é docinho. vamos ver se quem critica faz alguma coisa.
Repudio, em nome de milhares de mixtenses, esse tár reporti, e fico indignado como o chegfe de um site de clube, de torcida, dá espaço para um bestóide desses, cujo site onde é empregado (e deve ganhar mal) nunca fez, e não faz nada pelo futebol de Mato Grosso, nem a favor do Mixto ou qualquer clube.
Armando G. Pinho
Apoio quem faz e não quem nunca fez e quer espaço. Tirem essa porcaria de artigo mal escrito e funesto do ar. e