Carlos Orione parece mais um presidente vitalício. Mas o seu reinado está chegando mesmo ao fim no comando do futebol de Mato Grosso. Orione assumiu a FMF como interventor no dia Em 31 de maio de 1976, quando na oportunidade foi nomeado pelo Almirante Heleno de Barros Nunes, Presidente da Confederação Brasileira de Desportos – CBD-, entidade máxima dos desportos brasileiro, para assumir como interventor a Federação Mato-grossense de Desportos (FMD), onde está até hoje.
Baiano Filho quer presidir a FMF no lugar de Carlos Orione
A pergunta nos bastidores do futebol é uma só, quem será o sucesso de Orione na FMF, quem irá substituto depois de tanto tempo? A resposta está bem ao lado. O secretário de Esportes Baiano Filho poderá ser o futuro presidente das FMF. Em entrevista exclusiva ao Site Showdoesporte em Sinop no último sábado quando esteve assistindo o jogo entre Sinop x Cacerense, Baiano Filho confirmou que deixará mesmo a secretaria para ser candidato a deputado Estadual pelo PMDB, mas também manifestou um antigo sonho e desejo, o de presidir a FMF.
“Sei que tem outras pessoas com este mesmo desejo, mas o que precisamos neste momento é dar um verdadeira guinada em nosso futebol para que ele volta a ser forte e respeitado a âmbito nacional e acima de tudo termos um clube na elite do futebol brasileiro. Precisamos investir mais na base, realizando competições e apoiando estes jovens craques que temos em nosso estado. Precisamos resgatar a credibilidade do futebol de Mato Grosso e de alguns clubes, mas tudo isso só vai ser possível com a união de todos e com um planejamento a médio e longo prazo. O presidente Orione que já fez muito para o nosso futebol e merece uma estátua por tudo que fez, mas chegou a hora de parar. O meu projeto para o futebol de Mato Grosso é dos melhores. Queremos fazer o que fizemos na secretaria e quem sabe muito mais”, concluiu Baiano.
Baiano Filho disse ainda que caso surja um outro nome de consenso no governo ele o apoiará também.
“Ouvi falar da intenção do secretário Eder Moraes e se é este mesmo o desejo dele, vamos analisar o que é melhor para o nosso futebol e termos uma chapa de consenso. Estamos vivendo um grande momento no esporte de Mato Grosso, principalmente com a vinda Copa-2014 para Cuiabá, por isso este é o momento de construirmos uma federação forte e eficaz, sem vaidades pessoais para beneficiar este ou aquele. Vamos esperar e no mês de abril quando eu deixar o governo analisar com carinho e muita cautela o que vamos realmente fazer”, disse Baiano ao Showdoesporte.
Baiano está à frente do esporte mato-grossense desde em 21 de julho de 2003 e está se articulando para chegar à campanha eleitoral com candidatura sólida, com apoio do prefeito Juarez Costa (PMDB) e de parte do grupo político que ajudou elegê-lo. Como trunfo para chegar “fortalecido” na disputa, o secretário conta a aprovação dos desportistas do Estado e vai divulgando sua gestão frente à Secretaria de Estado de Esportes (SEEL).
Sob o comando de Baiano, a Secretaria de Esportes construiu quadras poliesportivas, ginásios e miniestádios em vários municípios de Mato Grosso. Também implantou o Campeonato Estadual de Seleções Amadoras, reorganizou os Jogos Olímpicos de Mato Grosso e deu nova dinâmica no calendário esportivo do Estado.
Quem é Baiano Filho:
José Joaquim de Souza Filho, nascido em 27 de fevereiro de 1964, filho de José Joaquim de Souza e Regina Adeneci de Souza, natural de Dracena, estado de São Paulo. Na década de 70, transferiu-se com a família para a cidade de Sinop, região norte de Mato Grosso. Aos 44 anos, casado com Leozenir Severo de Souza, pai de Renata e Renan, Baiano tem sua vida dedicada ao esporte.
Ex-jogador de voleibol, Baiano sempre teve suas ações voltadas ao esporte mato-grossense, ações essas fomentadas por sua breve carreira como radialista. Ex-coordenador de esportes do município de Sinop, presidente da Liga Municipal de Futebol por mais de 10 anos, presidente do Sinop Futebol Clube, idealizador dos Jogos Olímpicos de Sinop e Jogos Abertos Mato-grossenses, Baiano sempre esteve envolvido em questões referentes ao fortalecimento do esporte e sua estruturação.
Por acreditar nas mudanças, Baiano se lançou na vida pública, cumprindo três mandatos eletivos como vereador por Sinop, assumindo a presidência da Câmara Municipal no biênio 2001/02. Em sua vida pública, Baiano também ocupou os cargos de presidente da União das Câmaras de Mato Grosso (Ucemat), e suplente de deputado estadual. No ano de 2004, Baiano participou do pleito para as eleições a Prefeito Municipal de Sinop.
Em sua atuação na Secretaria de Estado de Esportes e Lazer desde julho de 2003, a convite do governador Blairo Borges Maggi, Baiano pôde implantar uma nova dinâmica administrativa, em prol do fortalecimento do esporte mato-grossense.
Na Secretaria, Baiano promoveu o retorno dos Jogos Abertos Mato-grossenses, a implantação dos Jogos Escolares Mato-grossenses (JEMs) e a Copa Governador de Futebol, além do apoio as federações esportivas; descentralização do esporte no Estado; implantação e ampliação de projetos como o Segundo Tempo na Comunidade desenvolvido em 95 municípios; criação do Projeto Olimpus - Bolsa-Atleta; revitalização do estádio Governador José Fragelli; estruturação do Complexo Poliesportivo do Estádio Verdão, com a construção do Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins e da Piscina Olímpica, e a execução do maior programa de estruturação de espaços esportivos já implementado em Mato Grosso, que resultou na construção de 28 mini-ginásios e 28 quadras poliesportivas cobertas atendendo regiões desprovidas de qualquer espaço de lazer. Exemplos de ações desenvolvidas na Gestão 2003/08.
Em janeiro de 2004, Baiano é indicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a receber a Comenda Dr. João Havelange, em reconhecimento aos trabalhos prestados em favor do esporte. Pela mesma razão, foi homenageado com ‘Moção de Aplausos’ pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso.
Em maio de 2006, José Joaquim de Souza Filho foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Mato Grosso concedida pelo governador do Estado e Grã-Mestre da Ordem do Mérito, Blairo Borges Maggi como o grau máximo de reconhecimento por parte do Poder Público àqueles que contribuíram de forma determinante para o progresso social e moral do estado.
Com a reeleição de Blairo Maggi, em 1º de outubro de 2006, com 65,39% dos votos, Baiano Filho foi convidado a permanecer a frente da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer. Um dos grandes passos da administração de Baiano seria a inauguração do maior espaço poliesportivo de Mato Grosso, aquele que lançaria o Estado em circuitos nacional e internacional, o Ginásio Poliesportivo Professor “Aecim Tocantins”, com capacidade para 11 mil pessoas, em Cuiabá.
Sua mega inauguração, marcada pelas partidas da Liga Mundial de Vôlei 2007, em junho, entre Brasil e Finlândia, foi um sucesso com casa lotada e o lançamento de Mato Grosso na arena internacional do esporte. Outra vitória conquistada foi a oficialização da sede definitiva da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, transferida para o novo ginásio em 1º de novembro.
Superado o lançamento do mundialmente conhecido “Aecim Tocantins”, Mato Grosso já se encontrava envolto por outro grande desafio: o pleito por uma das 12 sub-sedes da Copa do Mundo da Fifa de 2014, compromisso assumido por Blairo Maggi e Baiano Filho. O pleito teve início após o convite oficial por parte do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, manifestado a partir da entrega do Caderno de Encargos ao Governo do Estado de Mato Grosso, posteriormente encaminhado à CBF com as propostas de adequações necessárias ao Estádio Governador José Fragelli e a cidade de Cuiabá, como, a remodelação do estádio, abertura de vias de trânsito rápido, infra-estrutura hospitalar, turística e gastronômica. Um plano ousado com a expectativa de investimentos na ordem de R$ 1 bilhão e a construção de um mega estádio, com capacidade para 45 mil pessoas acomodadas em cadeiras, totalmente cobertas.
Em 25 de agosto de 2007, Baiano e os demais integrantes do Comitê “Pró Copa do Pantanal 2014” se reúnem na cidade do Rio de Janeiro/RJ em defesa da candidatura de Mato Grosso perante os membros do Comitê Executivo da Fifa. Em 30 de outubro, Blairo Maggi e Baiano Filho integram a comitiva presidencial que acompanharia a cerimônia de anúncio oficial do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, realizada na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. Ainda em setembro de 2007, Baiano Filho implanta o I Campeonato Estadual de Seleções Amadoras Municipais, com a mobilização de 80 municípios. Um verdadeiro sucesso!
Os desafios não pararam. Em setembro de 2008, o Ginásio Aecim Tocantins retorna ao cenário mundial do esporte com a realização da Copa América de Voleibol Masculino 2008. Cinco dias de torneio, com a presença das Seleções do Brasil, Estados Unidos, Cuba, Argentina, México e Venezuela.
fonte: Pedro Sérgio/Show do Esporte
mixto esporte clube, mixto net, misto, mixto