17 janeiro 2010

Confira como ficou o contrato da TCA/Globo para transmitir os jogos

0
16/01/2010

Num vídeo muito bem elaborado, o projeto foi apresentado e despertou grande interesse dos presentes. Paralelamente, o diretor da emissora, Zilmar Melatte ia explicando na parte que interessava à cessionária (TVCA). Ao final, o projeto foi muito aplaudido.

Minuta do contrato

Em seguida, o contrato foi mostrado e explicado aos clubes, inclusive com detalhes de cada item. A partir daí, notou-se um descontentamento aparente dos interessados (clubes. Foi quando o debate foi democraticamente aberto e as sugestões foram aparecendo. O direito de imagens -- chamado de 'direito de arena' não foi ventilado na reunião. O "direito de arena" é a cota de cada clube, e, por consequência, o direito de cada jogador, no uso de imagens.

Resumo da Ópera

Depois de muita negociação, que começou em meados de novembro de 2009, culminou com o acordo final. Com a presença maciça dos dirigentes de clubes e restrita, a reunião teve momentos de debates calorosos e algumas coisas foram mudadas em referência à proposta inicial por parte da Televisão. Veja abaixo a proposta inicial e suas mudanças.

1)- O contrato terá validade para os campeonatos de 2.010/ll/12/13 e 14.

2)- A TVCA repassará neste primeiro ano (2010) para a FMF, o valor simbólico de r$ 60.000,00 (sessenta mil reais), podendo ser reajustado nos anos seguintes. A partir daí, é de responsabilidade da FMF a distribuição equitativa da verba aos clubes.

3)- Ao todo, neste campeonato, serão transmitidos 6 (seis) jogos praticamente definidos. A abertura dia 24 de janeiro, em Lucas do Rio Verde, entre Luverdense e Operário. A segunda partida será dia 17 de fevereiro, entre União e Mixto no Luthero Lopes. A terceira partida será dia 21 de março, entre os dois melhores colocados pelo índice técnico até
a data programada. Depois, sobrarão mais 3 (treis) datas, para as quartas de final, semi-final e a grande final que será no dia 28 de abril.

4)-Nas partidas que serão transmitidas, a TVCA, terá exclusividade na exploração da propaganda estática nos estádios (placas) ao redor do campo.

5)-Na proposta inicial, a TVCA queria deter 30% dos ingressos das partidas, como ressarcimento para cobrir investimentos feitos para as transmissões. Este quisito foi muito discutido e a TVCA acabou abortando e liberando os clubes deste ônus.

6)-Seguindo os mesmos padrões da Rêde Globo, algumas adequações deverão ser feitas nos estádios onde houver transmissão, como iluminação e acomodações para a equipe encarregada do evento.

7)-Para qualquer parte que romper o acordado, será aplicada uma multa de r$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Alegria geral

Após os debates, todos acabaram concordando e devem assinar o contrato que foi repassado à Federação, na próxima semana. Carlos Orione, o presidente da FMF, emocionado, falou de que esta parceria será a rendenção de nosso futebol. A partir de a gora, Mato Grosso está entre os 10 Estados que terão transmissão ao vivo de seu campeonato Estadual. A Copa Governador não está inserida no projeto.

A fala da TVCA-Globo
"O repasse inicial, pode parecer irrisório, mas o "leque" que a TVCA abre aos clubes, pode render muito mais. Por exemplo; todo e qualquer jogador vai querer jogar em Mato Grosso, devido a "vitrine" que isto representa. E mais; os patrocinadores dos clubes terão o retorno imediato através da propaganda estampada nas camisas. Isso é só um começo", finalizou Melatte.
fonte: Orlando Antunes/Futebol Press
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado por torcedores. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: contato@mixtonet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!