Com a demolição do Estádio Governador José Fragelli (Verdão) para construção de um novo complexo para a Copa de Futebol Fifa Brasil 2014 em Cuiabá, o Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha) se tornou a única alternativa para as competições oficiais em Cuiabá.
Em visita ao estádio inaugurado em 1953, na tarde de quarta-feira o governador em exercício Silval Barbosa, confirmou a reforma imediata do espaço.
reforma do Dutrinha será em duas fases
Na ocasião, Silval Barbosa se reuniu, na Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), com o presidente Carlos Orione, o secretário-adjunto de Estado de Esporte Laércio de Arruda Silva e diretores da Agecopa, para uma avaliação da situação atual do estádio.
"Viemos aqui hoje, junto com a Diretoria da Agecopa e presidente da Federação Carlos Orione, para vermos o que realmente demanda de recursos para fazer uma reforma no Dutrinha e, também, já temos outra ideia, de outros investimentos para harmonizar toda essa região", disse o governador.
A princípio a melhora no estádio Dutrinha prevê reformas nos vestiários, arquibancadas, na parte elétrica, gramado e toda a estrutura interna do prédio. Conforme o presidente da Agecopa, Adilton Sacheti, não se alterará a forma ou a fachada, mas serão feitas adequações e estudos para analisar a possibilidade do espaço ser um centro de treinamento para a Copa 2014. A proposta de ampliação, com a construção de um complexo, foi apresentada pelo diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito. O esboço da obra traz a revitalização de a região de Cuiabá que sofre um impacto negativo na sua realidade socioeconômica. O Campeonato Mato-grossense começa dia 23 de janeiro.
Projeto final prevê a modernização
Nenhuma grande obra está prevista para o estádio presidente Dutra para os próximos meses. Nem cobertura metálica, nova iluminação, drenagem, muito menos ampliação da arquibancada. A primeira fase do projeto "emergencial" que está sendo orçado pela Agecopa, só vai incluir uma reforma, com pintura e reparos nas instalações elétrico e hidráulica.
"Inicialmente vai ser só uma garibada (sic)", disse o presidente da FMF, Carlos Orione, referindo-se ao tamanho do investimento.
Após essa primeira fase, segundo Orione ouviu das autoridades presentes, já com o projeto em mãos, um arrojado projeto deverá entrar em ação e inclui a modernização e revitalização de toda área, que vai da 13 de Junho até a Joaquim Murtinho.
As ações que já levaram o Dutrinha a leilão estão sendo levantadas pela equipe jurídica do Governo e também da Agecopa. "Vamos deixar o Dutrinha em condições de receber o campeonato", comentou Silval Barbosa. Quanto aos prazo, Adilton Sachetti alertou: "Mesmo tendo urgência, a gente não consegue ultrapassar aquilo que a legalidade nos exige. Não podemos fazer nada se não tivermos previsão, orçamento e legalidade. O interesse nosso é a máxima urgência, mas dentro dos parâmetros legais", informou o presidente da Agecopa.
fonte: A Gazeta - Oliveira Júnior
misto, mixto, mixto esporte clube, mixto net