29 agosto 2007

Quem foi Zulmira Canavarros

0


Era exímia musicista e também escrevia peças de teatro. Projetou-se numa época em que a mulher não tinha muita chance de mostrar o seu valor Uma das mulheres mais marcantes da história da cultura cuiabana, Zulmira Canavarros, umas das fundadoras do Mixto Esporte Clube, e criadora da obra de arte que é o hino do clube alvinegro, Zulmira dirigiu 18 peças entre elas a peça “Branca de Neve” em Cuiabá e “Cala a boca Etelvina” (os arquivos estão localizados no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso).

“A considero como um esteio das manifestações culturais do século XX”, relata Adriana Nascimento, que estudou sobre Zulmira. Um dos trabalhos de Zulmira que mais chama a atenção é a peça“ A noiva e a égua”, em que a artista mostra em sua visão como eram as mulheres “noivas”, criadas para serem submissas e as mulheres “égua”, que eram as rebeldes na época. Personalidades que, segundo Viviane, Canavarros sabia dosar muito bem. Todo o trabalho pode ser conferido na Biblioteca Central da UFMT.

A personagem — Zulmira Canavarros é uma personagem que realmente merece a redescoberta de sua obra. Era exímia musicista e nos tempos do cinema mudo, atuava como pianista do Cine Parisiense. Compunha músicas e hinos para solenidades numa época em que a mulher não tinha muitas chances de mostrar seu valor. Marcou a história de Mato Grosso onde, com Dunga Rodrigues, começou a desenvolver o rasqueado no piano solo. Zulmira ainda foi a fundadora do primeiro clube feminino (1928), depois o Mixto Esporte Clube e a rádio A Voz do Oeste. 

Adaptado Por MixtoNet do Texto de ADRIANA NASCIMENTO, publicado no Diário de Cuiabá.

Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado por torcedores. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: contato@mixtonet.com